quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Soy Cuba - O Mamute Siberiano"

Fazia tempo que o documentário "Soy Cuba - O Mamute Siberiano", do diretor Vicente Ferraz, estava lá em casa esperando ser assistido. E, ontem, como Clarice resolveu dormir mais cedo, aproveitei a oportunidade, coloquei o filme no aparelho de DVD, deitei na rede e me surpreendi! Não esperava que o documentário fosse tão bom. Na verdade, estava ansiosa por ver imagens de Cuba e sua história, mas não sabia o que estava por vir.
O documentário é sobre o clássico filme "Soy Cuba", dirigido na época (1960) pelo russo Mikhail Kalatosov, numa co-produção Cuba e União Soviética. O filme foi produzido logo após a Revolução Cubana, e o país estava passando pelo auge das mudanças comunistas. Foi preciso dois anos para produzi-lo, o que contribuiu para o filme se tornasse uma superprodução.
No entanto, quando de seu lançamento, "Soy Cuba" não agradou os cubanos, tampouco os soviéticos, e o que era para ser um clássico de sucesso, caiu no ostracismo e arquivado no Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica - ICAIC. 
Até que em 2004, pouco antes de ser lançado o documentário de Ferraz, o filme é redescoberto por ninguém menos que Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Eles ficaram maravilhados com os efeitos do filme e a qualidade da gravação. Enfim, o filme é relançado e se torna aclamado pela crítica internacional.
Um ponto que me chamou muito atenção no documentário de Ferraz é que nenhum dos participantes do filme "Soy Cuba" sabiam que o filme tinha sido redescoberto e aclamado pela crítica mundial. Fechados dentro do sistema comunista de Cuba, eles não tinham o menor conhecimento na grandiosidade que o filme tinha se tornado. Fiquei realmente chocada com esta parte do documentário.
Outro ponto que me deixou muito triste é que tanto o diretor de "Soy Cuba", Mikhail Kalatosov, quanto sua esposa Belka, que trabalhou na produção do filme, e o diretor de fotografia, Urusevsky, não chegaram a ver o sucesso do filme e seu redescobrimento em 2004, pois vieram a falecer entre 1973 e 1974. 
Recomendo muitíssimo assistirem o "Soy Cuba - O Mamute Siberiano". Além de contar a história do filme, conta-se também um pouco a história de Cuba.


 Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário