quarta-feira, 21 de março de 2012

Filme: Lanternas Vermelhas

Ontem consegui terminar de assistir o filme "Lanternas Vermelhas" (Direção:  Yimou Zhang).
O filme se passa na China, no ano de 1920 e conta a história de  Songlian, uma universitária de 19 anos, que com a morte do pai e o empobrecimento da família, começa a ser pressionada pela madrasta a se casar, tornando-se a quarta esposa do poderoso Chen Zuoqian, que nem sequer conhece.
Songlian chega ao novo lar num dia de verão e se vê sozinha num palácio tradicional que segue à risca as tradições seculares chinesas. Uma das principais tradições da casa é a das lanternas vermelhas. A esposa que o mestre escolher para passar a noite terá o pátio em frente à sua casa iluminado por lanternas vermelhas e terá direito a mordomias e privilégios. A regularidade da visita do mestre define o status de cada esposa na família. Logo, Songlian percebe o ambiente de inveja e intrigas entre as esposas e suas dificuldades para sobreviver em seu novo mundo.
Dividido em quatro partes – sugerindo as quatro estações do ano –, o cineasta Zhang Yimou (O Clã das Adagas Voadoras) apresenta quatro mulheres, de quatro gerações diferentes, menos como esposas e mais como concubinas, destinadas a servir o marido num ciclo perpétuo de obediência e humilhação. Seus enquadramentos, na maioria, são frios, distantes e simplistas. A fotografia desenha um contraste entre o brilho rubro que emana da casa iluminada pelas lanternas vermelhas e a escuridão em que as outras três concubinas fazem seus planos de sedução para o dia seguinte. O figurino é impecável.
O filme é uma denúncia não apenas ao horror da poligamia consentida, mas da luta pela sobrevivência das mulheres em meio ao machismo oriental. O filme ficou proibido por vários anos na China. (Fonte: Pipoca Comentada)
Resumindo: um filme belíssimo que vale muito a pena assistir!
 
 
 
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário