terça-feira, 11 de outubro de 2011

Países Felizes

Em um artigo que estava lendo na revista Bons Fluídos (para mim, uma das melhores), me deparei com uma reportagem que me chamou a atenção: "O 4 Países Mais Felizes do Mundo", do pesquisador Eric Weiner. Na hora eu pensei: "será que a felicidade dá para se medir e classificar os países pelo grau de felicidade?" Acho que não! Penso que o conceito de felicidade é muito subjetivo, levando-se em conta o critério de cada um. Por exemplo: tenho um amigo francês que em todas as suas férias vem para o Brasil, porque ele, simplesmente, ama o jeito dos brasileiros lidar com vida. Ele acha que aqui as pessoas são mais felizes do que nos outros lugares.
Acredito também que é complicado dizer que  um país é mais feliz que outro, pelo fato de se generalizar e esteriotipar um determinado lugar. O Brasil tem fama de ser feliz, carnaval, festa, etc e tal. Mas eu perco a conta do número de vezes que já me deparei com pessoas mal humoradas, nervosas e sem a menor paciência. Assim, acredito que a felicidade está em cada pessoa e, dessa forma, independe de lugar.
Maaaas, voltando à reportagem, o que eu achei interessante foi os argumentos usados para determinar a felicidade desses países. Vamos lá:

Índia:

"Por que é que tantos ocidentais presumivelmente saudáveis deixam para trás suas nações ricas e eficientes, e viajam para nações pobres e ineficientes em busca da felicidade?. Primeira constatação: a modernidade não "atingiu minimamente que seja os alicerces da cultura indiana". Por alicerces, entende-se, a estreita ligação com a espiritualidade, o sagrado. Segunda constatação: o contentamento brota da paz interior".

Tailândia:

Para mim, este foi o melhor argumento: "Para essa nação budista, felicidade é sinônimo de não pensar. Os tailandeses valorizam o simples viver muito mais do que o ato de refletir sobre o viver. A fim de evitar fadigas desnecessárias, eles seguem o lema mai pen lai, algo como "deixa pra lá e vá viver a vida".

Islândia:

 "Por ser uma ilha pequena, destaca-se pela sensação de acolhimento encontrada no centro familiar e das relações de amizade. Em outras palavras, os islandeses sabem compartilhar e celebrar a vida. O fato de a ilha ser diminuta favorece a proximidade entre seus habitantes. Por ser uma ilha com intensa atividade vulcânica, o que poderia apavorar a população, ao contrário, é motivo de graça. Talvez, por esse motivo, a arte esteja tão presente no cotidiano desse povo."

Suíça:

"A Suíça é eficiente e pontual. Além de próspera e quase sem desemprego. O ar é limpo e as ruas são quase imaculadas. A mistura de eficiência, limpeza e tranquilidade, marcas reconhecidas internacionalmente, tornam a Suíça um país de felizardos. Eles vivem vidas atenuadas. Seguem cantarolando, satisfeitos, sem nunca afundar abaixo de um determinado nível, mas também sem nunca tocar o teto".

Enganou-se redondamente quem achou que o Brasil estaria na lista. Mas se serve de consolo Mayakovsky, um poeta russo, uma vez disse: "Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz".

Bjos




Um comentário: