quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Filme: Estômago

Ontem assistimos ao filme "Estômago", direção de Marcos Jorge.
O filme conta a história de um nordestino, Raimundo Nonata (João Miguel), que chega na cidade grande, São Paulo, e começa a trabalhar como cozinheiro num bar de esquina. Lá ele passa a conhecer uma prostitua por quem se apaixona. Como seu talento na cozinha começa a ser reconhecido, ele é descoberto por Giovanni, dono de um restaurante italiano, para quem passa a trabalhar.
Enquanto isto, paralelamente, um outro foco narrativo cronologicamente posterior mostra Raimundo na cadeia, onde ganhará a confiança dos companheiros de cela quando passar a apresentar seus dotes culinários. Esta dinâmica de momento presente e passado mantem-se durante todo o filme.
Algumas vezes alguns personagens parecem meio esteriotipados, como é o caso do dono do boteco e do dono do restaurante italiano. Mas depois, os personagens conseguem alcançar o equilíbrio novamente, e não serem meras caricaturas.
Para mim, o filme não seria muito interessante se não houvesse a atuação do João Miguel. Excelente ator, que passa o filme com aquele jeito de nordestino desconfiado, ingênuo e ao mesmo tempo com ótimas sacadas. O ator é que consegue manter o filme interessante até o final.
No balanço geral, o filme é muito bom e com várias tiradas cômicas. É um filme leve, mas com momentos de tensão. Vale a pena ser visto pela atuação do João Miguel, dos atores que fizeram os personagens da cadeia (hilários, por sinal) e pela ótima fotografia.



Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário