segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tristeza e Indignação

Quando decidi criar este blog, eu queria fazer dele uma espécie de diário e de falar sobre coisas que eu gosto: música, decoração, moda, arte, fotografia e outras coisas que nos dão prazer e beleza nos olhos.
Mas hoje, ao abrir o jornal não pude deixar minha indignação de lado e fingir que está tudo bem! A matéria dizia o seguinte: "Relatório mostra que uma em cada sete pessoas no mundo não tem o que comer".
É claro que não sou nenhuma Poliana para achar que o mundo é lindo, cor de rosa e que todo mundo é feliz e joga o jogo do contente. Porém, quando uma notícia dessas nos dá bom dia assim logo de cara, o meu dia já começa bem mais triste. Aí fico pensando na diferença de mundos que separa tantas pessoas. Enquanto estou preocupada em chegar na hora no meu trabalho, em comprar uma bicicleta para eu poder malhar de fim de semana, que dia vai ser possível eu viajar para descansar com minha família, como será nosso natal, etc, etc, etc.... milhares de pessoas no mundo estão preocupadas com uma única coisa: o que eu vou comer hoje? Ou melhor, será que eu vou comer hoje?
Gente, é muito triste! E o pior que cada dia mais vejo uma maior concentração de renda no planeta: muita riqueza na mão de poucos (antigamente ricos eram os milionários. Hoje, são os bilionários, pensem!). Pergunta que não quer calar: para que acumular tanto dinheiro? Para que tanta cobiça?
Enfim, aí hoje quando abro minha caixa de emails, uma amiga, muito querida, havia me mandado este email, que achei que veio de encontro com tudo que quero dizer:

"Se você é uma daquelas pessoas que não estão em meio a uma guerra civil, ou numa prisão e não passam fome, certamente você é mais feliz que 500 milhões de habitantes deste mundo. 

Se não precisa manter suas coisas trancadas e escondidas dentro da sua própria casa (se vc tiver uma casa), e ainda puder ir tranqüilamente para qualquer lugar sem ter medo de ser ameaçado, preso, torturado ou morto, você tem mais sorte que três bilhões de pessoas.

Agora se você tem o que comer, se tiver roupas para vestir, um teto sobre a sua cabeça, e um lugar para dormir, você é mais rico que 75% dos habitantes do planeta.

Se você tem qualquer valor em dinheiro, seja no banco, ou alguns trocados na carteira, ou mesmo umas moedinhas no bolso, você se encontra entre os 8% das pessoas mais bem aquinhoadas do mundo.

Note também que se você pode ler esta mensagem, você acabou de receber uma dupla bênção, porque você não se encontra entre os 2 bilhões de pessoas que não sabem distinguir uma única letra de seu próprio nome."


Convido vocês a fazerem uma reflexão sobre tudo isto!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário